Aos 10 de novembro de 2011, por intermédio da Lei nº 12.519, foi oficializado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, cuja data passou a ser celebrada em 20 de novembro.
Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares (localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, uma comunidade de resistência contra o trabalho escravizado), assassinado em 1695 por bandeirantes sob o comando de Domingos Jorge Velho.
Certamente existem tentativas biográficas com intuito de neutralizar a memória desse líder, porém, o dia 20 de novembro significa a manutenção da memória da morte de Zumbi, a luta pela igualdade (tão negada ao longo da história) dos direitos dos afro-brasileiros, a luta contra a repressão.
Em clima de conscientização negra, Carol Dartora foi eleita vereadora, em terceiro lugar, com 8874 votos, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no último domingo, 15 de novembro. É a primeira negra eleita para cargo público nos 327 anos de história de Curitiba, cidade considerada patriarcal e racista no imaginário social.
Carol Dartora, professora, historiadora, militante dos movimentos feminista e negro, sindicalista, em sua primeira entrevista, após ser eleita, disse ao jornal Plural:
Acho uma pena quando um negro se elege e não se diz representante da pauta racial. Eu não posso deixar de ver o mundo pelo que eu sou, uma mulher negra e trabalhadora. (...) Não podemos continuar com esse discurso de cidade europeia, há uma imensa população negra aqui.
Tendo por referência o currículo de luta pelos direitos dos sujeitos históricos, acredita-se que Carol Dartora priorizará na Câmara Municipal pautas voltadas às políticas públicas.
Jorge Antonio de Queiroz e Silva, historiador, palestrante, professor.