Podcast - O Menino que Caçava Pássaros - litertura infantil
"Apresentação do livro O Menino que Caçava Pássaros "
O livro retrata o habitat das crianças de outrora no campo, em convivência com animais e pássaros: a corruíra, o pássaro-preto, o chupim, o anu-branco, o anu-preto, o tiziu, as andorinhas, pomba-asa-branca, pomba-do-ar, rolinha, fogo-pagô, como também os sustos com macacos e onças. Enfim, o livro leva a reflexão das transformações, e que é possível a construção de um mundo melhor sem a destruição da natureza.
O MENINO QUE CAÇAVA PÁSSAROS é um livro que descreve ambientes hostis, amenos e bucólicos capazes, se preciso fosse o menino do campo iria além do horizonte, para lá daquele morro ou do outro lado do rio. A narrativa aborda também a educação rígida da época, tempos da obediência aos pais de forma natural, espontânea, pois seus progenitores eram seus provedores. O livro agrada, instrui e diverte!
O livro é destinado às crianças do Ensino Fundamental. Toda narrativa é para ajudar no desenvolvimento da leitura do aluno das séries inicias.
De avental, e segurando uma vassoura, a mãe gritou com o caçula:
– Vá caçar! E é pra já!
O menino não fez birra, e sem pestanejar pegou o seu estilingue. Partiu para sua aventura de caçador de pássaros, sem mistério ou rodeios, naquele ambiente bucólico. Se fosse preciso iria além do horizonte, para lá daquele morro ou do outro lado do rio. Empolgou-se!
Para qualquer lado que ele espiava, ouvia os gorjeios dos pássaros vindos das mangueiras, jabuticabeiras, dos pessegueiros, das laranjeiras, das goiabeiras, das mexeriqueiras, das uveiras, das bananeiras.
Até nos mamoeiros os pássaros bicavam, mas nos limoeiros nenhum! Ele ficava com torcicolo de tanto olhar pra cima nas copas do pomar! Era preciso ser cuidadosa na escolha do pássaro.
A corruíra, o pássaro-preto, o chupim, o anu-branco, o anu-preto, o tiziu, as andorinhas, todos os passarinhos pousavam naquele pomar colossal, para se alimentarem das deliciosas frutas. Das bem madurinhas! Misturavam suas melodias orquestrais enquanto se empanturravam. Chegavam uns brigarem com os outros disputando as melhores frutas. Os briguentos eram sempre separados pelos pássaros maiores.
Academia de Letras de Jussara PR - ACLEJU
Informática para Concurso Público
Publicado no:
Vendas não é Sorte
Publicado no:
A História do Futebol Amador
e Outros Esportes 1ª edição
Publicado no:
A História do Futebol Amador
e Outros Esportes - 2ª edição
Publicado no:
Antologia do Futebol
e Outros Esportes
Publicado no:
Copa do Mundo
do outro lado da telinha
Publicado no:
Momento de Oração Buscais as Coisas do Alto
Publicado no:
Menino que Caçava
Pássaros
Publicado no:
O Padre e a Política
Elo do Bem e do Mal
Publicado no:
Trem da Saudade sobre
os Trilhos da Esperança
Publicado no: